Instituto Atuação - Institucional

SOBRE NÓS

O que somos:

Instituto Atuação é uma organização apartidária, sem fins lucrativos de pesquisa, estratégia e articulação. Temos como visão a transformação do Brasil em uma democracia plena, de acordo com os critérios da The Economist Intelligence Unit, com foco em cultura democrática.


ESTRATÉGIA

As transformações que visamos construir, naturalmente, se apresentam como desafios estruturais de longo prazo. Com isso em mente, a estratégia do Atuação é voltada para o fortalecimento de um movimento apartidário e democrático, de pessoas e organizações envolvidas com os temas de cultura política e, esse movimento, é que irá criar e guiar as transformações para a democracia brasileira.

(...) nós temos a estrutura de planejamento, estratégia e articulação necessária para que as soluções sejam efetivamente implementadas.

A partir dessa visão, o Atuação se estruturou como um "Think + Do Tank", ou seja, além da capacidade de pesquisa nos moldes de um Think Tank, modelo de organização que desenvolve soluções para transformações sociais, políticas e econômicas de maneira consistente e pragmática, nós temos a estrutura de planejamento, estratégia e articulação necessária para que as soluções sejam efetivamente implementadas.

  • O que somos: uma organização apartidária do terceiro setor.
  • O que fazemos: desenvolvemos estratégia, pesquisa, planejamento e articulação com impacto estrutural.
  • Para que trabalhamos: para o desenvolvimento da democracia com foco em cultura política.
  • Onde queremos chegar: queremos transformar o Brasil em uma democracia plena, segundo os critérios da The Economist Intelligence Unit.
  • Valores: transparência, apartidarismo, comprometimento e primor pelo ser humano.


ESTRUTURA

Conselho Consultivo:

Guilherme Cunha Pereira

Doutor em Direito das Comunicações pela Universidade de São Paulo. Um dos idealizadores do Fórum Futuro 10. Presidente Executivo do GRPCOM, um dos maiores grupos de comunicação do país.

Liziane Silva

Cofundadora da INK. Fellow do Global Good Fund, multiplicadora para o Brasil da certificação internacional PMD (Project Management for Development). Founding curator do Global Shapers em Curitiba. Economista pela UFPR. Certificada no programa “Innovation Master Series” pela Stanford University e em “Avaliação de Programas Sociais” pelo MIT Poverty Action Lab e PUC Rio.

Márlon Reis

Membro fundador do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE). Um dos mentores da Lei da Ficha Limpa e do projeto Eleições Limpas. Vencedor do I Prêmio Innovare (Integração da Justiça Eleitoral e Sociedade Civil). Considerado um dos brasileiros mais influentes do país pela revista Época.

Rhodrigo Deda

Jornalista. Cofundador da Aceleradora Libria. Mentor na aceleradora Hotmilk. Cursou Master em Jornalismo: Gestão Estratégica e de Marcas pelo Instituto Internacional de Ciências Sociais. Advogado. Pós-graduado em Direito Processual Civil.

Rodrigo Brito

Cofundador da INK e da Aliança Empreendedora, que apoia microempreendedores de baixa renda em todo o Brasil. Consultor do “Mandando Bem”, no Caldeirão do Huck. Colaborador da Folha de S. Paulo e da Gazeta do Povo. Coautor do livro “Empreendedorismo inovador: como criar startups de tecnologia no Brasil”. Integrante da rede Young Global Leaders do Fórum Econômico Mundial.

Thomas von Buettner

Cofundador do Instituto Atuação. Engenheiro Industrial Mecânico formado pela UTFPR. Cursou Business na Stanford University. Experiência na área de fusões e aquisições (M&A) e de reestruturação corporativa.

Equipe:

Com o objetivo de tornar realidade nossos projetos e programas, o Instituto Atuação conta com uma equipe de profissionais capacitados em suas respectivas áreas de trabalho. Além disso, a organização tem como valor o primor pelo ser humano e apoia os membros da equipe em programas de desenvolvimento pessoal e profissional.

Equipe